Páginas

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Calculadoras Científicas/Gráficas


História
Origem: o Ábaco

Ábaco chinês

As primeiras calculadoras foram ábacos, construídos com freqüência como um marco de madeira com contas deslizantes sobre alambres. Os ábacos foram usados durante séculos dantes da adaptação do sistema escrito de numerais árabes, e ainda seguem sendo empregues por mercadores e oficinistas da China e outras partes do mundo.
Ler Artigo Completo.

De mediados dos anos 1980 à atualidade

A primeira calculadora capaz de realizar cálculos simbólicos foi a HP-28, lançada em 1987. Era capaz, por exemplo, de resolver simbolicamente equações cuadráticas. A primeira calculadora gráfica foi a Casio fx7000G lançado em 1985.
Os dois principais fabricantes, HP e TI, lançaram modelos com a cada vez mais características durante os anos 1980 e 1990. No final de século, a linha entre uma calculadora gráfica e uma PDA ou computador de mão não estava clara, pois muitas calculadoras avançadas como a TI-89 e a HP-49G podiam derivada|derivar]] e integrar função matemática|funções, correr processador de texto|processadores de texto]] e software PIM, e ligar por cabo ou IR a outras equipas.
Em março de 2002 HP anunciou que deixava de fabricar calculadoras, o que resultou difícil de aceitar por parte de alguns fanáticos dos produtos da companhia, tendo em particular a gama HP-48 uma base de clientes extremamente fiel. HP reiniciou a produção de calculadoras no final de 2003, conquanto os novos modelos não tinham a qualidade mecânica e o sobrio desenho das anteriores calculadoras que uma vez as fizeram famosas, pois a companhia decidiu adoptar um estilo mais «jovem», como o dos modelos de sua competidora TI. Nos primeiros dias das calculadoras, os vendedores de HP eram conhecidos por começar as demonstrações de seus produtos atirando a calculadora ao solo, mas os actuais modelos consideram-se aparelhos baratos e desechables.
Com a revolução de internet os utentes têm criado suas próprias calculadoras, permitindo que muitos programadores colaborem em todo mundo para desenvolver completos sistemas de cálculo utlizando dispositivos de mão como palm, pocket pc e nintendo ds.
Actualmente, existem calculadora «em linha» desenhadas para funcionar como as normais, mas que graças a Internet permitem certos cálculos impossíveis para as convencionales, como mudanças de moeda, taxas de juro e estatísticas em tempo real.

Fabricantes de calculadoras:
HP séries: Hewlett-Packard
TI séries: Texas Instruments

0 comentários:

Postar um comentário