Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

AutoCAD – Como configurar Escalas, Textos, Plotagem, Cotas ...

0

Segue tutorial para configurar Layout de Impressão, seguindo estas etapas com o exemplo a seguir acredito que não terás problemas, no exemplo sugerido foi considerado um Layout para FORMATO A4 (210 x 297,as margens :SUPERIOR, INFERIOR e DIREITA=10 e a Margem ESQUERDA =25), ficando a seu critério alterar os valores para as Margens, Caso deseje trabalhar com os valores padronizados, acesse Informações sobre a ABNT,Associação Brasileira de Normas Técnicas.

- Crie Formato A4, no Model Space,utilize o comando WBlock para exportar o Formato A4 para um Diretório de fácil acesso, observe que o ponto de Base para a inserção em arquivos futuros é de grande importância, portanto como sugestão, escolha o canto inferior esquerdo das margens),não confunda com o canto inferior esquerdo da Folha.

- Na Barra de Status, clique em Layout, veras a Folha em branco, o Retângulo Pontilhado que representa a área de impressão e uma Janela de visualização, que pode ser excluída. No Menu File, acione PAGESETUP. Na janela PAGE SETUP MANAGER, clique em MODIFY, selecione a Impressora a ser utilizada, em seguida clique em PROPERTIES ao lado da Impressora escolhida e vamos configurar a área de impressão.

- Na Guia Device and Document Settings, clique em MODIFY STANDARD PAPER SIZE, selecione o Formato A4 e clique em MODIFY, altere as margens, seguindo a sugestão acima, clique em avançar, concluir, OK e OK novamente.

- Na Janela PAGE SETUP – LAYOUT 1, verifique que a área de impressão já se encontra alterada, posicione o cursor sob a imagem da Folha hachurada abaixo de Properties, veras a alteração, altere a orientação da Folha para PORTRAIT, Clique em OK e CLOSE, para concluir esta etapa.

- Veja que o Layout esta configurado, Acione o Comando INSERT, selecione o FORMATO A4, criado anteriormente, utilize as coordenadas 0,0 como Ponto de Base para a inserção.

- Crie o LAYER (JANELAS) e torne Corrente. Acione o comando VPORTS, insira uma ou mais janelas.

- Na linha de Comando, digite MS, para acessar o Model Space dentro do Paper Space, caso tenha algum desenho no Model Space, ele aparecerá disponível para trabalho, se não importe o que deseja imprimir.

- Para Concluir, acione o Zoom Scale, digite 1XP para a Escala 1:1 ou altere de acordo com sua necessidade, digite Ps na Linha de Comando, para retornar ao Paper Space.

- Mude o LAYER corrente e congele o LAYER JANELA.

10º - Acione o comando Plot e execute a Impressão.

OBS: Caso precise de outros Formatos, o procedimento é o mesmo.

Resumido:

Para você configurar na escala 1:50:
1- Digita z
2- Enter
3- s
4- Enter
5- 1000/50xp
6- Enter

Pronto, agora o desenho está 1:50

Mais dicas no:
AditivoCAD.com